O que é estratégia de comunicação?

Planejamento é uma das peças que forma um quebra-cabeças muito maior: a estratégia.
Criar uma estratégia de comunicação que reflita os objetivos de curto, médio e longo prazo de uma empresa, e a melhor forma alcançá-los, é o grande desafio da Rosh. Esse processo detalhado e estruturado é a base para tudo o que vem depois, tanto para a criação de peças quanto desenvolvimento de conteúdo.

Como desenvolver uma estratégia

Objetivo/necessidade

Conhecer bem o cliente, entender suas necessidades, seus diferenciais e o comportamento do mercado no qual está inserido é a primeira etapa. Ele tem um objetivo em mente e nossa missão é entender, com detalhes, aonde quer chegar.

Diagnóstico

Com base em dados, é feita uma pesquisa para entender, de forma mais ampla, o que acontece no mercado e no comportamento das pessoas, além de tendências globais e locais que influenciam a decisão de compra.

Na Rosh, temos duas formas de reunir esses dados:

Desk research - são relatórios, estudos, materiais
e qualquer outro dado relevante que já exista na internet, desde que sejam de fontes confiáveis.

Pesquisa qualitativa - a pesquisa é feita pelo time
da Rosh direto com o consumidor para ter dados primários. Pode ser feita em grupos focais, entrevistas em profundidade, etnografia, netnografia, entre outros métodos.

Problema

Depois dessa análise inicial, chegamos ao ponto mais importante. Se o cliente tem um objetivo e não consegue alcançar, ele tem um problema.
Encontrá-lo de forma assertiva é fundamental para
a próxima etapa.

Planejamento tático

Para ajudar a resolver o problema do cliente, criamos uma estratégia de comunicação efetiva de ações que variam de acordo com o objetivo, o orçamento
e outros fatores.

Estratégia dentro da Rosh

Temos 16 produtos de estratégia, divididos em 4 vertentes:

Branding

O objetivo é criar ou redesenhar
a identidade de uma marca, produto ou serviço, trabalhar sua personalidade e usar todas as etapas da estratégia para isso.

Conteúdo

Tem foco nas redes sociais, seja para aumentar o alcance ou o engajamento do perfil. Analisamos tendências, concorrentes e consumidores para traçar uma estratégia que ajude o cliente a chegar ao seu objetivo.

Campanha

Nesse caso, varia conforme as necessidades pontuais de cada cliente. Isto é, um lançamento, data sazonal que queira aproveitar, entre outras.

Inbound

Buscamos conhecer bem nossos clientes para entender suas necessidades e as dos seus próprios clientes. Assim, é possível criar personas em profundidade e desenvolver ações efetivas.

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